Alimentos para bebês: quais são proibidos até os 2 anos?
A rotina alimentar das crianças pode provocar impactos até a fase adulta. Veja quais opções não devem entrar na lista de alimentos para bebês
Sem dúvida, os cuidados com os alimentos para bebês mudaram bastante. Afinal, com o avanço de estudos científicos, foi possível detectar que algumas opções introduzidas no momento errado geram consequências negativas a curto e longo prazo.
Nesse sentido, vale pedir o acompanhamento de pediatras em cada fase da criança para evitar o surgimento de doenças e outros problemas.
Confira a seguir quais alimentos não devem ser dados a bebês!
Alimentos proibidos para menores de 1 ano
Antes de mais nada, os alimentos para bebês são mais restritos logo no 1º ano de vida. Afinal, o organismo é bem sensível e intolerante a quantidades elevadas de sal e açúcar, bem como a qualquer nível de corante e outros componentes artificiais.
São os principais produtos proibidos nessa fase:
Mel
Apesar de muitos pais atribuírem a proibição do mel ao açúcar, o principal problema desse alimento tem a ver com os riscos de botulismo infantil.
Visto que a bactéria responsável pelo envenenamento pode estar ali presente, os pediatras não recomendam a introdução do mel nessa faixa etária, que é praticamente a única a ser atingida pela doença.
Leite de vaca
Ao mesmo tempo, ainda que pareça inocente, o leite de vaca não deve configurar entre os alimentos para bebês de até 1 ano. Essa alternativa foi erroneamente introduzida no lugar do leite materno por muitas famílias no passado. Porém, o que elas não sabiam é que ela possui bastante caseína, um tipo de proteína que provoca cólicas intensas na criança, visto que seu organismo ainda não consegue digerir a substância.
Temperos processados e molhos
Assim como o sal, temperos prontos não devem fazer parte da rotina alimentar desses bebês. Aliás, os dois tendem a sobrecarregar o fígado e causar dificuldade no processo digestivo.
Os molhos industrializados também são proibidos, visto que contêm elevado teor de gordura, sal, açúcares, glutamato monossódico, entre outros compostos químicos.
Alimentos proibidos para menores de 2 anos
Por outro lado, a lista de alimentos para bebês entre 1 e 2 anos é um pouco mais ampla. Todavia, ainda há pontos importantes de atenção. Por exemplo, doces, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos industrializados permanecem proibidos.
Também não devem fazer parte dessa dieta:
Carnes processadas
Inegavelmente, alguns pais acreditam que qualquer tipo de carne possui benefícios às crianças devido à presença de proteína. Contudo, embutidos são extremamente maléficos, pois contam com sal, gordura, corantes e conservantes químicos.
A dificuldade em digerir essas carnes também provocam dor abdominal.
São as principais:
✔ Bacon
✔ Presunto
✔ Linguiça
✔ Salsicha
✔ Salame
✔ Mortadela
Gelatina
Sem dúvida, a gelatina é tida como um alimento saudável, sendo muito procurada por adultos que desejam aumentar o consumo de colágeno. Porém, ela possui mais componentes prejudiciais à saúde que benéficos.
Ademais, há diversos registros de alergias de pele em crianças provocadas por esse alimento.
Amendoim
Já o amendoim, além de provocar engasgos com facilidade, é um produto alergênico, podendo ser fatal em bebês de até 2 anos.
Procure pediatras de confiança para construir a rotina alimentar adequada aos seus filhos!
Agende uma consulta acessível na Clínica Vittá.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.