Glaucoma: entenda a condição que atingiu o cantor Marrone

Recentemente, o glaucoma voltou a ser tópico de grande interesse no Brasil após o cantor Marrone ser diagnosticado com a condição e passar por uma cirurgia de emergência. O que, talvez, muita gente desconheça é que esta é uma das principais causas de cegueira em pessoas acima dos 60 anos. Por isso, o tema merece, sim, atenção mais que especial.

Só para ilustrar, estima-se que, no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas tenham o problema, segundo a Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG). Neste sentido, é muito importante entender suas causas, diferenças e tratamentos.

O que é glaucoma?

O glaucoma, frequentemente chamado de “ladrão silencioso da visão”, prejudica a visão de maneira progressiva e, muitas vezes, imperceptível nos estágios iniciais. De modo geral, a doença se manifesta pela pressão intraocular anormalmente alta que pode danificar irreversivelmente o nervo óptico.

O que é grave, pois é ele que envia as imagens ao cérebro. Portanto, sem um tratamento adequado, o glaucoma pode levar à perda permanente da visão.

Tipos de glaucoma

Conhecer os diferentes tipos de glaucoma é fundamental para a prevenção e o tratamento eficaz. Entre os principais deles, temos:

- Glaucoma de ângulo aberto: é o tipo mais comum e progride lentamente, muitas vezes sem sintomas iniciais.

- Glaucoma agudo: surge de forma súbita, portanto, se classifica como uma emergência médica. Tanto que requer atendimento imediato para evitar danos permanentes à visão.

- Glaucoma congênito: uma condição rara presente desde o nascimento. Geralmente é diagnosticado no primeiro ano de vida do bebê.

- Glaucoma secundário: resulta de uma causa interna ou externa, por exemplo, o uso de medicamentos. Logo, o tratamento envolve tanto a causa quanto o glaucoma em si.

Fatores de risco

O que causa o glaucoma? A princípio, a condição pode surgir por várias razões, principalmente o aumento da pressão ocular. Nosso olho contém um líquido, o humor aquoso. Se houver uma produção em excesso ou a drenagem inadequada, a pressão do olho aumenta e, com isso, há danos no nervo óptico.

Outra causa é a má circulação sanguínea desse nervo, afetando a transferência de imagens do olho para o cérebro. Isso consequentemente prejudica a visão ao longo do tempo. E, embora o glaucoma surja após os 60 anos, crianças também podem desenvolver a condição. É o tipo congênito, que já citamos, e aparece nos primeiros anos de vida.

De qualquer forma, é preciso ter atenção aos fatores que podem aumentar o risco de glaucoma:

- Idade, particularmente acima de 60 anos (ainda que pessoas a partir dos 40 anos possam ter a condição)

- Histórico familiar (genética)

- Condições médicas específicas, como diabetes

- Miopia ou hipermetropia extremas

- Uso prolongado de medicamentos corticosteróides

Principais sintomas

Detectar o glaucoma cedo é um grande desafio porque a doença geralmente não apresenta sintomas e nem dói. Normalmente, a perda de visão começa discretamente nas bordas e só é notada quando já atingiu uma parte considerável do campo visual, podendo afetar até 60% do nervo óptico. Mas, dá para identificar alguns sinais de alerta, como:

- Perda de visão lateral (periférica)

- Dor intensa e repentina em um dos olhos (ou até nos dois)

- Visão embaçada

- Olhos vermelhos e inchados

- Náuseas e vômito (podem acompanhar a dor ocular)

- Dor de cabeça, especialmente ao redor da testa

- Olhos lacrimejando mais do que o normal

- Sensibilidade à luz

- Aparência nebulosa na parte frontal do olho

- Aumento no tamanho do olho

Então, diante destes sintomas, é fundamental agendar uma consulta com o oftalmologista em Anápolis para o diagnóstico correto.

Como saber se tenho glaucoma?

Para confirmar o diagnóstico de glaucoma, o oftalmologista realiza uma série de exames detalhados, além da simples medição da pressão intraocular. Primeiro, dilata a pupila e, em seguida, passa para outras avaliações. Entre elas:

- Tonometria: mede a pressão dentro do olho e é um dos primeiros passos para detectar o glaucoma.

- Oftalmoscopia: o médico examina a forma e a cor do nervo óptico para verificar se há danos.

- Perimetria: testa a amplitude do campo de visão, identificando áreas de perda.

Esses exames são fundamentais na avaliação adequada, sobretudo determinar o tratamento ideal para cada paciente.

O glaucoma tem cura?

Não, mas tem tratamento que pode até reduzir o avanço da condição. O sucesso, claro, vai depender de um diagnóstico precoce. De modo geral, o oftalmologista prescreve colírios específicos que podem diminuir a pressão ocular. Isso porque melhoram a drenagem do fluido do olho ou reduzem a quantidade de fluido que o olho produz.

Porém, a pessoa também pode passar por tratamentos a laser que, geralmente, são eficazes para os glaucomas de ângulo aberto e fechado. Por fim, em alguns casos, o ideal é seguir para uma cirurgia e, assim, criar um novo canal de drenagem para o fluido do olho sair.

Convivendo com o glaucoma

Conviver com glaucoma envolve tratamentos contínuos para proteger sua visão. Primeiramente, é muito importante fazer exames com frequência, pois o oftalmologista deve verificar a pressão dos olhos e observar mudanças na visão.

Além disso, seguir o tratamento à risca e tomar os remédios corretamente são etapas fundamentais para manter o glaucoma sob controle. E se você já teve alguma perda, existem serviços especializados que podem te ajudar a aproveitar ao máximo a visão que ainda possui.

E dá para prevenir? Embora haja causas genéticas e até doenças que levem ao glaucoma, alguns cuidados ajudam, sim, a minimizar os riscos de desenvolver o problema. Por exemplo:

- Exames de vista frequentes para detectar qualquer mudança na pressão dos olhos, principalmente se você tem mais chances de desenvolver glaucoma.

- Proteção dos olhos para prevenir lesões.

- Atividade física moderada, pois exercitar-se pode ajudar a manter a pressão dos olhos em níveis saudáveis.

Não espere os sintomas aparecerem. A prevenção é o melhor caminho para a saúde ocular. Agora, em Anápolis, você pode agendar sua consulta e exames oftalmológicos online, com toda a comodidade e segurança. Proteja sua visão com apenas alguns cliques!

Agendar pelo WhatsApp