Por que o calor causa pressão baixa? Saiba como se cuidar!

Por que o calor causa pressão baixa? Saiba como se cuidar!

Com as temperaturas subindo novamente, o Brasil se prepara para enfrentar um calor extremo, colocando várias cidades entre as mais quentes do mundo. Anápolis não é exceção e, além do calor, também sofre com a baixa umidade do ar. Você já notou que, com o clima quente e abafado, muitas pessoas se sentem mais fracas e sonolentas? Esses sintomas podem ser sinais de pressão baixa, um problema comum nos dias mais quentes.

Por que o calor provoca pressão baixa?

Quando nos expomos a altas temperaturas, mesmo por pouco tempo, os vasos sanguíneos se dilatam em um processo chamado vasodilatação, uma resposta natural do corpo para dissipar o calor. No entanto, essa dilatação excessiva dificulta a circulação do sangue e reduz o retorno ao coração, comprometendo a capacidade do órgão de manter a pressão arterial nas veias e artérias.

Outro fator agravante é a desidratação, que ocorre com frequência em dias quentes devido à transpiração excessiva. A falta de líquidos concentra o sangue e aumenta os riscos de problemas cardíacos, além de contribuir para a queda de pressão.

Quais os sintomas mais comuns de pressão baixa?

Os sinais de pressão baixa são fáceis de reconhecer:

- tontura

- visão embaçada ou escura (o famoso “teto preto”)

- instabilidade

- desmaios (em casos mais graves)

Ao perceber esses sintomas, é importante buscar um lugar fresco, deitar-se e elevar as pernas para ajudar na circulação. E aquele truque popular de colocar sal na língua? Ele não é tão eficaz quanto parece e pode piorar a desidratação, prolongando o mal-estar.

Quem tem mais riscos de sentir esse mal estar?

Inicialmente, pessoas idosas merecem atenção especial quanto à pressão baixa, pois são mais vulneráveis ao calor e à desidratação. Os cuidados são ainda maiores porque estes fatores podem levar a complicações mais graves como insuficiência renal.

Também há que se cuidar de quem tem problemas cardíacos ou neurológicos, devido ao maior risco de sofrer com a queda de pressão arterial.

O que fazer quando a pressão baixa?

Já adiantamos um pouco das providências a tomar, mas vamos falar melhor disso? Se sentir queda na pressão ou assistir alguém próximo passando por isso, faça o seguinte:

- Deite a pessoa no chão (ou a si), mantendo-a deitada. Só saia do lugar se houver riscos adicionais, como trânsito.

- Eleve as pernas acima do nível do coração.

- Resfrie o corpo com compressas de gelo, água fria, ventilador ou ar-condicionado.

Por fim, tenha calma e observe se surgem outros sintomas. Inclusive, como diferenciar a queda de pressão de outros quadros clínicos? Diferente de outros, a recuperação da pressão baixa é rápida. Por outro lado, outras causas de desmaio, como convulsões ou vômitos, geralmente apresentam sinais adicionais e a recuperação é mais lenta.

Ok, e a pressão baixa traz complicações? A princípio, não. No entanto, se ocorrer em situações de risco, como ao descer escadas ou atravessar a rua, pode resultar em acidentes graves, fraturas ou até morte.

Como evitar a pressão baixa no calor?

Antes de tudo, para evitar a queda de pressão e qualquer outro mal estar, mantenha-se sempre hidratado ou hidratada. Não é à toa que, no verão, recomenda-se aumentar o consumo de água em comparação ao inverno.

Além disso, use roupas mais leves e evite a exposição prolongada ao sol, bem como locais muito quentes. Isso evita o aumento da temperatura corporal e principalmente a queda na pressão.

Previna-se! Cuide da sua saúde com a Clínica Vittá Anápolis

Com as temperaturas em alta, é fundamental redobrar a atenção aos sinais do corpo e adotar medidas simples para evitar complicações, como manter-se hidratado, usar roupas leves e evitar a exposição prolongada ao sol.

Mas, além dessas precauções, lembre-se de que cuidar da saúde vai além de se proteger do calor: consultas e exames regulares são essenciais para monitorar sua pressão arterial e garantir que seu coração e outros sistemas estejam funcionando bem.

Na Clínica Vittá Anápolis, você conta com uma equipe especializada pronta para te atender em todas as estações do ano. Por isso, agende uma consulta, faça seus exames e garanta o seu bem-estar.

Não deixe que o calor ou a falta de prevenção afetem a sua saúde. Cuide-se!


Agendamento Online
Clique para Ligar
Agendar pelo WhatsApp