Saiba como o Exame MAPA pode diagnosticar a hipertensão arterial
O MAPA, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, é um exame solicitado pelo Cardiologista capaz de avaliar a pressão arterial do paciente durante 24 horas. Leia este post e conheça sua importância, como ele é feito e o preparo para sua realização.
O que é o Exame MAPA?
O MAPA é um procedimento que avalia o comportamento da pressão arterial durante as atividades do dia a dia e o momento de sono. Seu Cardiologista pode pedir esse exame para verificar se você está com hipertensão arterial ou para acompanhar os efeitos dos medicamentos anti-hipertensivos que está tomando.
Como o MAPA é feito?
Um aparelho é colocado na sua cintura e você deve permanecer com o mesmo por 24 horas. Ele possui um tubo ligado a uma braçadeira que será posicionada no braço e irá inflar a cada 20 minutos (da mesma forma quando o médico Cardiologista faz a aferição dentro do consultório) e registrar os dados da pressão obtida.
No dia seguinte, o equipamento será retirado e o Cardiologista irá avaliar as informações armazenadas e diagnosticar se você está com hipertensão arterial.
Orientações dadas ao paciente
• Evite exercícios físicos no dia anterior à realização do MAPA;
• O aparelho não pode entrar em contato com a água. Portanto, tome banho somente antes da colocação e após a retirada;
• Realize todas as suas atividades rotineiras normalmente;
• Comunique as doses e horários de medicamentos tomados no dia do exame.
Se você tem sentido dores no peito, tonturas, visão embaralhada, dor de cabeça e zumbido no ouvido, agende uma consulta com um Cardiologista em Goiânia.
A Clínica Vittá Goiânia possui especialistas de qualidade, além de exames cardiológicos a preços acessíveis. Clique aqui e saiba mais!